domingo, 2 de novembro de 2008

romA

São nem 6 horas da manhã, o café já está pronto, o sol ainda não nasceu, os pássaros ainda não acordaram, a cidade está começando a renascer, ainda há algumas estrelas no céu, e a rotina permanece intacta mais uma vez.
7:30, já dentro do Metrô rumo ao serviço, vejo uma garota, pele escura, cabelos pretos, seus olhos arregalados me olhavam de cima embaixo, sentei ao lado dela, na medida que a condução enchia agente trocava olhares, eu com meu terno e minha gravata, ela com seu short sua camisa e descalça.
Para o tempo passar mais rápido resolvi perguntar a ela seu nome, ela não me respondeu, porém me perguntou o meu, eu disse Célio Júnior, ela riu e perguntou o que eu fazia, espantado com a pergunta disse que era dono de uma empresa e resolvi descobri onde ela estudava, foi quando ela começou a falar de si mesma.
Com palavras mal expressadas e expressões tristes ela me dizia que seu sonho era ir a uma escola, que seu sonho era ter uma família, que sonhava em pelo menos conhecer uma fábrica, e mais, que já ficaria satisfeita apenas com um chinelo e um café da manhã.
Chegando a minha estação de embarque convidei-a para descer comigo e tomar-mos um café, ela com um olhar feliz aceitou, paramos na primeira lanchonete que vimos perguntei o que ela queria comer, ela pediu arroz e feijão, por ser muito cedo obviamente não havia nada disso pronto, então resolvi pedir um sanduíche, um extra Burg acompanhado de um copo de coca – cola.
cA expressão que se via no rosto dela é indescritível, parecia que era a primeira vez que comia na vida. Aquilo não me bastava eu precisava conhecer melhor aquela garota, liguei pra empresa e desmarquei a reunião das 9:00 horas.
Ao sair da lanchonete passamos num supermercado e comprei um chinelinho pra ela, saímos e sentamos num banco de uma praça um pouco deserta.
Eu me interessava cada vez mais por ela, em saber o que ela sentia. Ao sentar ela começou a me dizer sobre sua vida, me contou que sua família a abandonou aos 5 anos de vida, que vivia de esmolas, que já chegou a roubar, e mesmo com aquele ar de tristeza me falou que tinha consigo o que quase ninguém tinha. Ao me falar aquilo eu fiquei surpreso, não poderia imaginar o que uma criança de rua poderia ter de tão valioso assim.
Ela sorriu de um jeito meigo de modo que me convidasse ainda mais a ouvi-la, já em meu colo ela dizia:
- Mesmo com meus 9 anos eu já conheci muita coisa nessa vida, já conheci as drogas, conheci muitas pessoas, desde crianças a idosos, já roubei supermercados pra não dormir sem comer nada, sei que nada disse é certo, mas foi a única forma que encontrei de não morrer de fome, acordo talvez triste mas carrego no meu peito um sentimento um pouco raro, por mais carente e sozinha que eu esteja eu procuro admirar beleza do sol ao invés de reclamar calor que ele me traz, prefiro sentir o perfume da flor do que reparar o tamanho de seu espinho, descobri que é melhor sonhar com algo impossível do que perder o sono com preocupações, que é mais gratificante ter 1 amigo do que 10 colegas, que família é a coisa mais importante na vida e que ela é a coisa que eu sinto mais saudade, sabe Senhor ? as pessoas hoje valorizam mais o dinheiro que a si mesma, dão mais valor a um carro que a seu filho, do mesmo jeito que compram marcas acham que podem comprar amor. Eu queria muito poder ter o que comer todo dia, ter onde dormir toda noite, ter uma escola toda manhã, mas se a vida não me deu nada disso eu me contento com o que Deus me deu, ele me deu o amor!
Ao ouvir aquilo me bateu um arrepio, a consciência pesava cada vez mais, eu me importava muito mais com o dinheiro do que com meu próprio bem estar, dormia tarde e acordava cedo preocupado com os negócios, e talvez nunca tive parado pra sonhar.
Fiquei chocado com o que ouvi e a convidei para passar uns dias comigo, para ela ser o que me faltava dentro de casa, para ela preencher esse vazio que em mim existia, ela fez uma cara de missão cumprida, deu um sorriso tímido e complementou:
Na verdade eu queria muito, mas não posso existem muitas pessoas perdidas para conhecerem o amor, talvez ao se comoverem com minha história aprenderão o que seja amar.
Cada palavra dela me surpreendia ainda mais, porém não restava o que fazer, fui embora mas antes perguntei seu nome, ela disse que não sabia mas que alguém já lhe havia chamado de ROMA.
Fui embora com tudo aquilo na cabeça, observei que as flores realmente tinham algum perfume, que o sol realmente brilhava, que a lua trazia uma certa serenidade, com o tempo passei a observar que a vida é como o nome da garotinha, basta embaralharmos as letras e descobriremos o amor, que na maioria das vezes basta apenas viver pra encontrar a felicidade .

12 comentários:

Unknown disse...

Parabéns,muito lindo o seu texto !

By:Andrêssa ;D

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Uma maneira LINDA de ver a viida , de intendeR .. entre textos e palavras !
caada vez melhoR irmão :D

Unknown disse...

Celim, você é um garoto com muitas idéias. Continue colocando-as em forma de texto, é assim que os grandes autores se tornaram famosos, admirados por milhões de pessoas em todo o mundo. Amei saber que mesmo em meio a tantos outros programas interessantes para se fazer nos dias de hoje, existem jovens como você, que dedicam a essa causa tão nobre e bela que é a escrita. Parabéns! Não desista, por favor! Consuelo, mãe da Andrêssa.

Célin Jr. disse...

sei nem o que falar gente !
Nossa tia consuelo brigadão o apoio viu?!
bjoooos !

Unknown disse...

noooossa que texo MARAVILHOOOSOO!
parabéns amoor..

Rayane Fernandes : disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rayane Fernandes : disse...

Nossa que Texto Lindo *_*
ameii ♥

Unknown disse...

você é lindo kra!!!!!

Unknown disse...

Célin;
Amore que maneira mais linda de expressar o que você sentee;
amore fico muito lindo...
Parabéns, Continuee assim...
By: Caruliny..

Unknown disse...

Caraalhoo veey !
Quee lindoo meuu Brotheer ..
Muitoo massaa !
;D
Nem sei oq falaa agoraa , hahaha

Unknown disse...

Céelin ! eeu me orgulho de VOCÊ brother .. ta de parabéeeens ;)